Pular para o conteúdo principal

A VERDADEIRA BELEZA


     O que são os cabelos, senão uma exigência imposta pela sociedade para guarnecer o crânio com suas madeixas? E quando eles cedem às pressões do tempo, devo convencê-los de que não podem mais ser brancos? Será que é proibido ter rugas? Por que viver enfurnado numa academia, apenas para que meu corpo atenda aos padrões estéticos deste século? Se não sou adepto aos modismos estúpidos do momento, estou fora de moda? Devo pagar uma multa, se não obedeço às cores da estação? Quem disse que a beleza dá trela para a vaidade e a ilusão? Tudo isto é enfado e canseira, nada importa, apenas a certeza de que tudo voltará ao pó e que será consumido pelo solo gelado do esquecimento.
     Há beleza nos olhos saudosos de minha mãe, os mesmos que me encararam pela primeira vez quando eu ainda cabia estendido nas palmas de suas mãos; há beleza no primeiro choro tenor do meu filho, dando o ar de sua graça e que ainda posso ouvi-lo mesmo em sua plena adolescência; há beleza na porta que se abre e minha amada me convida para o enlace entre os lençóis; há beleza na voz doce da minha inesquecível avó, quando servia seus beijus e o delicioso café; há beleza nas risadas frouxas dos tios e primos, soltas a esmo nos momentos em que as inventividades e os improvisos apeteciam o senso de humor tão peculiar aos meus entes queridos; há beleza nas pescarias feitas ao entardecer, quando a brisa lambia as margens do rio e me envolvia em seu aroma de peixes nunca fisgados; há beleza na sanfona de Luiz Gonzaga, estremecendo o chão e fervendo o sangue nordestino da minha família; há beleza nos versos do Bandeira e Cabral, degustados no balanço da rede.
     A verdadeira beleza mora no berço das minhas memórias, tão frescas e vivas que nunca as perco de vista. Não preciso boliná-las, elas reverberam aqui dentro, dia e noite, sem dar tréguas, fincadas nas raízes profundas desta árvore encantadora chamada: vida. 

Comentários

  1. Realmente meu caro Poeta,

    A árvore encantadora da VIDA não perde sequer uma das suas pequeninas folhas. Tudo em nossas vidas, pensamentos e ações, sejam eles os mais insignificantes de que possamos imaginar, estará indelevelmente registrado nas profundezas da nossa alma ou Espírito Imortal. Assim, o mais importante mesmo não são as preocupações exteriores, mas sim aquilo que procuramos guardar nesse enorme hard drive da nossa consciência. Welcome back, não deixe a verve enferrujar. Tonheiro

    ResponderExcluir
  2. Oii primo, infelizmente vivemos em uma sociedade em que valoriza mais o corpo em si, beleza como das modelos, do que momentos únicos e felizes em nossas vidas!
    Ótimo texto, sempre arrasando nas palavras :)

    ResponderExcluir
  3. belo texto, sou longe de entender os padrões da sociedade diante da beleza das coisas, dificil também é aguentar a pressão e expressar nossos gostos e belezas individuais... é uma luta que é dificil pra muitos, que não querer ou temem sair do "Padrão" e ser criticado...
    muita coisa é bela mesmo >.< gostei muito de seu texto, um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excelso

     Entre uma aula e outra, numa rápida conversa entre professores, a vida me posicionou na carteira de aprendizado e, como aluno, absorvi a lição de casa:      - Meu filho já tem quase dois anos e até hoje dorme em nossa cama – disse um deles, confirmando a tal decisão do casal.        O outro sapecou à queima roupa um tiro certeiro em meu coração:        - O meu dormiu comigo até os sete anos. A Psicologia que se dane, amar demais nunca fez mal a ninguém!      Um átimo de lucidez acertou-me em cheio e o turbilhão de informações tirou-me de cena. Vislumbrei minha mãe em seus benditos excessos: os olhos contemplativos na estrada não cessavam de me esperar e o sono já se esvaía porque o amor protagonizava o momento do reencontro; as preocupações constantes eram despejadas em mim, sem tréguas, avolumadas de um sentimento que me acompanhavam como sombra.      De repente, o primeiro sorriso de minha filha, Clara, aos 2 meses de idade, encurralou-me e atônito não hesitei em crer

MATANDO O FRANGO

     O Criador absoluto de todas as coisas, em sua infinita misericórdia, resolveu se revelar ao homem através da morte e ressurreição do seu filho amado, Jesus Cristo, bem como manifestando a sua vontade evidenciada na Bíblia, mas também tem usado homens e mulheres como canais de bênçãos sobre a terra.  Assim ele o fez quando permitiu que alguém me trouxesse uma realidade tão evidente, porém em uma frase aparentemente tosca e rudimentar: “Você precisa matar o frango”. Tal expressão ficou martelando meus neurônios durante dias e a compreensão exata dessa comparação trouxe um ensinamento valioso que precisa ser colocado em prática, mas não é tão simples assim.       No Evangelho de João, capítulo 3, versículo 3, há um processo que desencadeia a libertação, isso acontece quando alguém entende que está terminantemente perdido, enlaçado nas tramas do pecado, gerando arrependimento por tais práticas, trazendo o entendimento sobre a aceitação da pessoa de Jesus Cristo como libertador de sua

EMBAGRECIDO

Lá pras bandas do Miranda Apoitado na toca da onça Ele passou por mim Entanguido que só Lembrei-me. Desfilou todo entojado Tocando Miles e Morgan O resto dos peixes Embalados pelas ondas do momento Não davam nem as horas. - Num canta não, nojento?   - desdenhava a piraputanga - Larga essa corneta, malassombro! – pilheirava o pacu Até cascudo tirava uma casquinha do pobre Assuntei bem a lição. Eita bicho medonho O tal do bagre Pode estar entocado em seu isolamento Solitário e escarnecido Mas sobrevive a todo instante Desacata o tempo Desmente a lua E segue seus lamentos Sem saber que cá do barco Eu embagrecia, todo vaidoso Enquanto as águas, como espelhos Refletiam minha vida Escorrendo rio abaixo.